Sobre o CDU
...

A Central de Dados da UEFS - CDU é uma plataforma que vem sendo desenvolvida pela Assessoria Especial de Informática da Universidade Estadual de Feira de Santana e que visa centralizar os dados e serviços de nossa instituição. Dessa forma, este sistema tem como objetivo construir gradualmente uma base de dados centralizada, sólida, confiável e atualizada da comunidade UEFS, reunindo apenas os dados estritamente necessários dos nossos usuários.

Além disso, futuramente, a CDU contará com serviços de criação de contas de e-mail institucional e de domínio, oferecendo à comunidade a autonomia para criação de suas contas e verificação de seus status e permissões dentro dos grupos dos setores aos quais pertencem. Ainda, objetivando a integração dos serviços, bem como uma maior segurança na realização das atividades dos servidores técnicos e docentes da UEFS, visamos tornar a CDU uma base de autenticação para acesso aos demais serviços e aplicações utilizados pelos servidores da nossa instituição.

Atualmente, a CDU dispõe do serviço de cadastro de usuários em uma base de dados ligada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. Isto permitirá o acesso desses usuários a Comunidade Acadêmica Federada - CAFe, a qual reúne instituições de ensino e pesquisa do Brasil e proporciona um ambiente de cooperação entre instituições. Dessa maneira, ao efetuar o login no sistema CDU, nossos usuários devem realizar uma confirmação de seus dados, conferindo as informações exibidas e adicionando as que forem solicitadas. Ao confirmarem seus dados, os usuários poderão então utilizar o login gerado no CDU e senha de domínio para acessar os recursos oferecidos pela CAFe, como o acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Percentual de desenvolvimento